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As palavras-chave são um elemento fundamental para a otimização para motores de busca (SEO) e para o marketing de conteúdo.
Elas desempenham um papel crucial em ajudar as pessoas a encontrar o seu conteúdo e garantir que os motores de busca o coloquem em uma boa posição nos resultados de pesquisa.
Neste artigo, vamos explorar em detalhes do que realmente se tratam, a importância de utilizá-las na sua estratégia de conteúdo e como selecionar as melhores opções para o seu público-alvo.
Além disso, vamos discutir sobre onde e como usá-las de forma eficaz, tal como partilhando dicas práticas para otimizar o seu desempenho.
Também vamos mencionar algumas práticas a serem evitadas neste processo de optimização.
Por fim, vamos falar do acompanhamento a ser feito de forma a obter os melhores resultados.
Vamos então começar.
Sabia que as palavras-chave são aqueles termos interessantes que as pessoas usam nos motores de busca para encontrarem aquilo que pretendem?
É como um código secreto que os motores de busca usam para entenderem o conteúdo dos seus artigos e mostrá-los nas pesquisas.
Então, quando escreve um artigo sobre “como fazer uma sopa de legumes”, as palavras-chave podem ser “sopa de legumes” ou “receita de sopa de legumes”.
Basicamente, funcionam como pistas que dá aos motores de busca para ajudá-los a encontrar o seu artigo fabuloso e deixá-lo no topo dos resultados de pesquisa.
É muito importante para atrair mais leitores e obter mais visibilidade online, por isso, é algo a incluir na sua estratégia de SEO.
O conteúdo é realmente importante quando se trata de ser descoberto pelos motores de busca.
Uma óptima maneira de garantir que o seu material é visível?
Utilizar palavras-chave!
Estas facilitam a indexação das suas informações pelos motores de busca, o que, por sua vez, significa que é mais provável que o seu conteúdo apareça nos resultados sempre que alguém pesquisar tópicos relacionados.
Sim, esta prática torna mais provável que o seu conteúdo seja encontrado, e com as keywords certas, pode conseguir boas classificações no Google (mas não são o único factor, obviamente).
Portanto, escolher bem as keywords e usá-las de forma adequada é realmente importante.
Escolher palavras-chave para otimização de motores de busca (SEO) pode ser uma tarefa complicada para quem o faz pela primeira vez.
No entanto, é uma parte essencial de qualquer estratégia de SEO. Aqui estão algumas dicas para o ajudar a escolher as palavras-chave certas:
1. Identifique o tópico do seu conteúdo.
Pergunte-se: qual é o conceito ou ideia principal que está a tentar comunicar?
2. Identifique o seu público-alvo.
Saber quem é o seu público-alvo é crucial não só para determinar as keywords a utilizar, como a própria linguagem no seu site e mensagem.
Pense na linguagem que o seu público-alvo utilizaria quando faz pesquisas online e certifique-se de que inclui essas palavras na sua lista de palavras-chave.
3. Pesquisar a concorrência.
Conhecer as palavras da sua concorrência pode dar-lhe uma ideia das palavras que estão a ser utilizadas por outras empresas no seu sector ou nicho.
Pode fazê-lo pesquisando o seu site e conteúdo, bem como verificando os seus backlinks e vendo que sítios Web estão ligados a eles. As ferramentas referidas abaixo são também úteis neste processo.
Isto dar-lhe-á uma ideia do tipo de keywords que estão a utilizar para fins de SEO.
4. Utilizar ferramentas de pesquisa de palavras-chave.
Existem várias ferramentas de pesquisa de keywords disponíveis online que o podem ajudar a identificar termos de pesquisa populares e frases relacionadas que podem ser utilizadas como palavras-chave eficazes para fins de SEO.
Estas ferramentas fornecem dados sobre o volume de pesquisa, níveis de concorrência e muito mais.
Exemplos disso são o SEMRush, Ahrefs, Ubersuggest, Google Trends, KWFinder e muitas outras.
5. Brainstorming de ideias.
O brainstorming de ideias com membros da equipa ou colegas pode ajudar a gerar novas ideias para potenciais palavras a utilizar na sua estratégia de SEO.
Considere tópicos relacionados com a sua empresa e indústria, bem como quaisquer perguntas ou preocupações comuns que os clientes possam ter sobre a sua empresa ou produtos/serviços oferecidos.
6. Considere a utilização de palavras chave de cauda longa/long-tail keywords.
Estas são frases mais específicas, com menor concorrência, e maiores hipóteses de obter uma classificação mais elevada nas páginas de resultados dos motores de busca (SERPs).
Títulos, subtítulos, cabeçalhos, corpo do texto, imagens e meta-tags são partes importantes da criação de conteúdo com a SEO em mente.
A utilização de forma estratégica em cada uma destas áreas, pode ajudar a aumentar a classificação e a visibilidade nos motores de busca.
É preciso também ter em conta o tamanho da sua publicação, já que quanto menor for, menos vezes deve repetir estes termos, tal como quanto maior for a sua publicação, maior liberdade terá para as usar.
Os títulos e subtítulos devem incluir a palavra-chave ou frase principal a focar para essa página em particular.
Os cabeçalhos também devem ser utilizados para dividir o conteúdo e incorporar palavras-chave relevantes.
As imagens também devem ser identificadas com palavras-chave relevantes, uma vez que os motores de busca podem utilizar esta informação para indexar melhor o conteúdo.
Por fim, as meta tags são uma forma importante de informar os motores de busca sobre o tema da página e fornecer-lhes mais informações sobre o conteúdo.
Ao utilizar eficazmente as palavras-chave em cada uma destas áreas, poderá maximizar as suas hipóteses de ser indexado pelos motores de busca e aparecer numa posição superior nos seus resultados.
Quando escrever, use estes termos de forma relevante e natural.
Não force as keywords no seu conteúdo porque vai proporcionar uma leitura desagradável para o seu público, tal como não vai ganhar pontos extra com o Google.
Concentre-se em escrever de forma natural e interessante, usando as keywords de maneira orgânica.
Com a prática, vai-se tornar algo natural e no qual não pensa que deve usar determinada palavra chave aqui e ali, mas vai ocorrer de forma espontânea.
Mantenha-se atualizado com as suas palavras-chave, verificando se estão a funcionar e se o seu conteúdo está a ser indexado pelos motores de busca.
Utilize ferramentas de análise para monitorar e descobrir novas sugestões.
Para verificar a indexação pode usar o Google Search Console.
Usar palavras chave é essencial para ter sucesso no SEO e marketing de conteúdo.
Elas ajudam os motores de busca a encontrar o seu conteúdo e ajudam as pessoas a encontrá-lo também.
Crie conteúdo de qualidade, utilize boas palavras chave de forma controlada e natural, e os resultados em boas posições vão aparecer.
Boa sorte!