A importância de um site para empresa

Têm uma empresa e pergunta-se porque é que deveria ter um site. Quais as vantagens. A utilidade.

Talvez até já tenha um. Simples. Possivelmente antigo. Pouco ou nada faz. Ou traz.

Um site pode ter bastantes benefícios para uma empresa.

Empresas locais e principalmente empresas que podem prestar o seu serviço, ou vender os seus produtos, para outros locais.

Imagine expandir o seu mercado desde a sua localidade para Portugal inteiro. Ou até mesmo fora de Portugal.

Caso seja um negócio exclusivamente local, imagine captar um número muito maior de pessoas da sua zona e pessoas que estão de passagem.

As possibilidades são imensas.

Basta ter em mente que o seu público é qualquer pessoa local com telemóvel ou qualquer pessoa a nível nacional, ou internacional, com telemóvel.

A internet abriu muitas portas, resta saber se as vai aproveitar, ou não.

1) Exposição

Quando temos um negócio local (não só, mas vamos usar este exemplo), uma das grandes preocupações iniciais é a localização desse mesmo negócio.

Se for de venda ao público, queremos estar perto do público.

Quanto mais perto do público, melhor.

Afinal de contas, quanto maior a exposição, maior as probabilidades de venda.

Agora, no caso de um negócio local, até pode estar no centro de Lisboa. Pode ter a melhor localização nacional possível.

Compare-a com o número de pessoas que vê passar agarradas ao seu telemóvel.

As que estão sentadas algures coladas ao ecrã.

Agora pense nas que não estão por perto, mas sim em todas as pessoas que estão a fazer o mesmo, mas neste caso, a nível nacional.

Compare a sua fantástica localização em Lisboa com uma presença online.

Por muitas pessoas que o visitem, nunca chegará sequer perto do número de pessoas online.

E o número de pessoas online é o número potencial de clientes para o seu produto e/ou serviço.

De norte a sul do país, imagine o número de pessoas que poderiam ser suas clientes.

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2) Local

Caso o seu negócio seja apenas local, isto não se aplica a si e não precisa de nenhum site.

Errado.

Mesmo que o seu negócio seja apenas local por preferência, ou pela natureza do negócio em si, uma presença online também é importante.

Terá maior exposição. Quando alguém estiver por perto e quiser o tipo de serviço/produto que vende, pega no telemóvel e lá estará você.

Presente e não ausente.

Uma possibilidade e não algo inexistente.

Mesmo quando alguém não está assim tão perto, mas procura aquilo que você oferece, poderá deslocar-se até si.

Sem presença online, como é que estes dois tipos de pessoas o vão encontrar?

Um negócio que não está online hoje em dia, não existe.

3) Horário

O seu negócio não fecha.

Pode fechar as portas às 19h, às 17h, pode ser feriado ou fim de semana. Está aberto.

O seu site está online e sempre disponível para vender, ou promover.

Seja feriado ou madrugada, estará disponível para receber pedidos.

Mesmo quando está a dormir, o seu negócio mantêm-se a funcionar.

É um funcionário incansável que mantêm o seu negócio a funcionar 24h por dia, 7 dias por semana.

4) Credibilidade e confiança

Um site e um email profissional (geral@digital24.pt em vez de digital24@gmail.com por exemplo) transmitem credibilidade e confiança ao consumidor.

Estar presente online, não só através de site e email, mas também de redes sociais, cria confiança.

Não ter presença online, para o caso de alguém o encontrar, faz com que pareça desactualizado.

E o que é que isso diz sobre os seus produtos e/ou serviços?

Em comparação, imagine uma empresa que têm uma presença digital forte.

Têm um bom site, com um blog actualizado regularmente, presença nas redes sociais com publicações também regulares e interação com o público.

Pensando melhor, não imagine. Não precisa.

Basta pesquisar as melhores e mais conhecidas marcas do mercado e ver o que fazem.

De certeza que não estão offline.

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5) Mensagem

Ao ter o seu próprio site, é você quem controla a mensagem da sua marca.

É você quem transmite os valores da sua empresa e não terceiros.

Quer mesmo arriscar deixar o nome da sua empresa à mercê de terceiros?

Quer ficar do lado de fora, apenas a observar o que é dito sobre si?

Ou prefere mostrar o que é a sua marca?

O que é você?

O seu conhecimento da área.

Mostrar o valor que oferece.

O porquê de escolher a sua empresa e não outra.

E lembre-se, tudo isto para um público bastante vasto e não apenas quem passa na rua.

Conclusão

Uma presença online é uma mais-valia inegável.

Quer seja para vender online, e assim expandir o seu público potencial de local para nacional, ou mesmo internacional.

Ou simplesmente promover o seu negócio local e ser mais facilmente encontrado por pessoas locais, pessoas que estejam de passagem, e pessoas que procuram o seu tipo de negócio mesmo não estando tão perto dele.

Nos tempos que correm a maior vantagem é, sem dúvida, o comércio eletrónico, e a grande subida registada durante esta pandemia demonstra isso mesmo.

Por fim, estabelecer uma marca, criar uma mensagem, é um factor de peso para se distinguir da concorrência.

Tal como ter um site optimizado para tirar proveito das possibilidades que a internet nos deu.

Portanto, ainda acha que não vale a pena estar online?

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