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estratégia de marketing eficaz

5 Passos para desenvolver uma Estratégia de Marketing Digital Eficaz

Na era digital em que vivemos, já vimos que é crucial estar online para ter hipóteses de algum sucesso. No entanto, como em todos os aspetos de um negócio é preciso desenvolver uma estratégia.

E desenvolver uma estratégia pode ser uma experiência esmagadora, principalmente para os mais recentes neste mundo do marketing digital.

Por onde começar, onde estar, como fazer, o que é eficaz?

Uma estratégia de marketing digital eficaz é aquela que alcança os objetivos da empresa através do uso inteligente e criativo de ferramentas digitais. Mas não é só! Uma estratégia eficaz é também aquela que consegue criar uma conexão forte e autêntica com o público-alvo, gerando envolvimento.

Neste artigo, iremos guiá-lo numa série de passos essenciais para desenvolver uma estratégia de marketing digital bem-sucedida.

1. Identifique bem os seus objetivos

Antes de desenvolver um plano em si, é fundamental identificar objetivos.

Comece por perguntar o que pretende alcançar? Tráfego, leads, mais vendas ou reconhecimento da marca?

Uma vez identificados os objetivos, já pode criar um plano claro para os atingir. Se não soubermos onde queremos ir como é que lá chegamos?

É importante que esses objetivos sejam mensuráveis e possíveis de realizar, afinal sonhos todos temos e serão sempre sonhos até tomarmos uma ação. Determinar datas certas para atingir patamares tem também uma relevância considerável, até para ir acompanhando a progressão.

Quanto mais específico o objetivo, melhores os resultados. Em vez de dizer “Quero aumentar o tráfego do meu site”, diga “Quero incrementar o tráfego do meu site em 25% nos próximos 6 meses”.

Com isto é fácil perceber em que ponto se encontra. Se quer “só” aumentar o tráfego, se aumentar 5% já vai para pensar que o objetivo está a ser cumprido e descuida das ações.

Objetivos específicos e ações concretas geram resultados substanciais.

Estrategia de marketing digital

2. Defina o seu público-alvo

Conhecer o público-alvo do seu negócio é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital.

Se compreender quem é o seu cliente, pode adaptar a sua comunicação. Conhecendo a demografia, os interesses e o comportamento do seu público, pode ser mais assertivo na sua mensagem.

Para definir o seu público-alvo pode começar por fazer uma análise aos dados dos seus clientes atuais, pesquisar a indústria e a concorrência. Com algumas ferramentas analíticas, como o Google Analytics, é possível obter informação sobre os visitantes do seu site e através daí perceber o seu comportamento.

Com estas informações na mão pode criar personas, que na prática são representações fictícias do seu cliente ideal. À sua persona atribua uma idade, sexo, rendimento, educação e interesses baseados nos dados recolhidos.

Torna-se bem mais fácil saber o que comunicar e como, afinal sabemos com quem estamos a falar. Se tem um público-alvo composto principalmente por adultos interessados em motas vintage, não faz sentido criar conteúdo que mostre as últimas tendências da moda.

Fundamentalmente é importante rever e atualizar com regularidade as suas personas à medida que o negócio cresce. O objetivo é, não cair no esquecimento por não ajustar a sua comunicação, o público também evolui.

3. Escolha os seus Canais de Marketing Digital

Há vários canais de marketing digital disponíveis e a escolha dos canais mais adequados depende dos objetivos, do público-alvo e do seu orçamento.

Se o seu objetivo é, por exemplo, aumentar o conhecimento da marca, diríamos que as redes sociais seriam o melhor canal para estar presente. Já por outro lado, se o objetivo é captação de leads, o email marketing pode ser mais vantajoso.

Existem tantas opções que é normal ficar baralhado ou perceber bem quais trariam mais retorno.

Vamos ajudar! Mais uma vez é preciso chamar o público-alvo ao palco. Se pensar como a sua persona, onde é que ela costuma passar o seu online?

Se estiver principalmente nas redes sociais, o melhor é focar-se nelas. Se é mais provável que ande à procura no Google, então opte pelo SEO (Search Engine Optimization) ou Google Ads.

Tenha também atenção à sua estratégia de marketing, nela constam os objetivos, e eles também terão o que dizer sobre onde se posicionar, isto já para não falar do orçamento.

Alguns canais de marketing digital, tais como a publicidade PPC (Pay-Per-Click), podem ser mais caros, mas apresentar resultados mais rápidos. Outros, como o marketing de conteúdo e as redes sociais, podem levar mais tempo a criar uma dinâmica, mas podem ser mais rentáveis a longo prazo.

Para além de todos estes canais, dentro deles também existem também diferentes formatos dentro de cada um, com diferentes níveis de envolvimento, o que pode tornar a coisa um pouco mais difícil de decidir.

É óbvio, mas importante dizer, que nem todos os canais funcionarão para todos os negócios. O ideal seria testar e descobrir quais apresentam melhores resultados para si e para o seu negócio.

4. Desenvolva a sua estratégia de conteúdo

O conteúdo é a espinha dorsal de toda estratégia de marketing digital. É sobre o conteúdo que recai a maior atenção do marketing digital.

Para desenvolver uma estratégia de conteúdo terá de se aplicar na criação de conteúdos relevantes para o seu público-alvo. É preciso fazer pesquisa de palavras-chave, definir o tom de voz da marca e criar um calendário com timings dos assuntos a abordar.

Há uma tendência generalizada de se pensar que a criação de conteúdo é algo muito fácil e imediato. Mas temos um desafio para si, experimente sentar-se 15 minutos e pense… escreva num papel temas a desenvolver no seu conteúdo.

Provavelmente não conseguiu atingir as 10 headlines. Dedique algum tempo a este ponto, se não tem ou sabe o que comunicar, como vai comunicar de todo?

5. Implemente o seu Plano de Marketing Digital

Chegou a altura de implementar. Agora é tempo de pôr a mão na massa.

Para cada canal, crie uma linha temporal, um orçamento e estratégia. Depois é fazer o “básico”.

  • Crie e publique o conteúdo nos canais escolhidos.
  • Acompanhe e meça os seus resultados com recurso a ferramentas analíticas
  • Ajuste a sua estratégia em função disso.

E é isso, desenvolver uma estratégia de marketing digital eficaz requer tempo e esforço, mas é essencial para qualquer empresa que procure ter sucesso na era digital de hoje.

Não é, de todo, uma receita pronta, mas sim um processo contínuo de evolução e adaptação, sempre à procura do melhor resultado possível.

Afinal, o marketing digital é um universo dinâmico e em constante evolução, as estratégias que funcionaram bem hoje podem não ser tão eficazes amanhã.

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