Como saber sobre o que escrever no blog?

escrever no blog

Com dificuldades em encontrar um tema?

Não há uma resposta única para esta pergunta, pois o que escreve dependerá do seu público, do seu setor e do tópico do post.

No entanto, nada como algumas dicas para o ajudar a ter ideias para o próximo artigo e para o seguinte.

1. Pesquise o tópico – Antes mesmo de começar a escrever, certifique-se de fazer alguma pesquisa online sobre o tópico sobre o qual vai escrever. Isso vai ajudar a obter uma compreensão maior sobre a área e a evitar erros básicos.

2. Seja claro e conciso – Escrever de forma clara e concisa é fundamental quando o assunto são publicações em blogs. Isso vai ajudar os leitores a entender a mensagem que tenta passar de forma simples.

3. Seja pessoal – Ao escrever sobre as suas próprias experiências ou o que sabe sobre um tópico, certifique-se de incluir um toque de personalização. Isso vai mostrar que realmente se importa com o que escreve e publica, vai criar uma ligação mais humana, e como consequência, as publicações vão parecer mais valiosas para os leitores. Isso vai ajudar a tornar as postagens mais informativas e atraentes para seus leitores.

4. Use imagens e gráficos – Sempre que possível, use imagens e gráficos para ilustrar as suas ideias Isso irá ajudar a tornar as suas publicações mais informativas e atraentes para os seus leitores.

5. Use palavras-chave interessantes – Ao escolher palavras-chave para ok seus posts, certifique-se de que sejam interessantes e relevantes para seu público.

Isso ajudará a aumentar o tráfego do seu blog e melhorar a visibilidade do seu conteúdo nos mecanismos de pesquisa. Existem diversas ferramentas que o podem ajudar aqui, e saber que keywords deve usar é fundamental.

6. Seja consistente – É importante ser consistente no que escreve, tanto em quantidade como em qualidade. Isso vai ajudar a construir confiança e credibilidade com os seus leitores, o que é importante para criar uma relação de longo prazo com quem o visita.

É importante concentrar-se em escrever de forma clara e concisa, usando palavras-chave interessantes e sendo consistente Seguindo estas sugestões, consegue escrever artigos que vão agradar ao seu público.

Mas por vezes, por muito que queira escrever, simplesmente…não resulta. Estamos a falar do Writer’s Block.

Como ter ideias novas para os seus artigos.

Como na situação acima, não há uma resposta única para esta pergunta, e o que funciona para uma pessoa pode ser inútil para outra.

De qualquer modo, estas são aqui algumas sugestões.

1. Fazer uma pausa – Por vezes a forma mais eficaz de ultrapassar o bloqueio é fazer uma pausa. Levante-se e ande. Vá dar uma volta.

Faça algo que o ajude a desanuviar a cabeça e a pôr o seu cérebro a trabalhar em novas ideias novamente.

2. Escreva algo diferente – Por vezes a melhor maneira de ultrapassar o bloqueio na escrita é tentar algo novo.

Se estiver preso a uma determinada ideia, considere escrever sobre um tema completamente diferente ou explorar um novo ângulo que nunca explorou antes.

Isto pode ajudar a dar o impulso que precisa, ao começar a escrever, torna-se muito mais fácil mudar de tema e continuar.

3. Organize-se – Se está com dificuldades em começar, organizar os seus pensamentos pode ajudar. Tente reservar tempos específicos todos os dias para escrever, e mantenha a sua área de trabalho limpa e livre de distracções.

Isto irá ajudá-lo a concentrar-se na sua escrita e evitar perder-se nas distracções.

Sim, sem distrações, incluindo o telemóvel.

4. Obter feedback – Obter feedback de outra pessoa pode ser realmente útil quando se trata de ultrapassar o writer’s block.

Quer essa pessoa seja um amigo, membro da família, ou editor profissional, obter a sua opinião pode ajudá-lo a avançar com o seu projecto.

Ao estar tão envolvido no projeto, por vezes não vê oportunidades fáceis de identificar por alguém de fora.

5. Seja paciente – Por vezes todos temos períodos onde as ideias surgem uma atrás da outra, e o problema é acompanhar o número de ideias. Mas também acontece o oposto, e é aqui que é preciso ser paciente.

Se já tentou tudo (inclusive as sugestões deste artigo, claro) e ainda assim nada surge, vá fazer algo diferente e tente mais tarde por exemplo.

6. Delegar tarefas – Ok, pode ser muito bom em diversas tarefas, mas não há tempo suficiente para sozinho, ser você a fazê-las todas.

Quais são as tarefas onde pode contribuir e que trazem mais resultados? São essas tarefas onde se deve concentrar, delegando o resto para a sua equipa.

Vai ver que se torna muito mais fácil, neste caso, a escrita, quando o fizer.

7. Usar sugestões – Uma forma de começar é usando sugestões ou frases pré-feitas que incitem uma resposta e que o levem a escrever.

Isto pode ser muita coisa, desde “O que faria se ganhasse um milhão de euros?”, a sugestões mais complexas, como o imaginar o seu personagem favorito da sua série actual em determinada situação, ou…na sua.

Pode ir juntando sugestões destas em papel ou formato digital, e passado algum tempo fica com uma enorme variedade, que lhe vão facilitar o início da escrita.

Pode até escrever em papel, e quando tiver suficientes, embrulhar de forma a não ver, e ir tirando uma sempre que necessário.

8. Estabeleça prazos – Contra-Intuitivo por um lado , eficaz por outro. Depende muito da pessoa em si. Se já têm pressão que chegue, acrescentar mais só irá prejudicar.

Por outro lado, se não tem nenhuma data definida, nenhum plano, secalhar até trabalha através de casa, em que não existe muita pressão, os prazos poderão ajudar.

Se romper o bloqueio criativo está a revelar-se uma tarefa impossível, estabelecer prazos pode ajudar a ultrapassar a barreira.

No entanto, não deve ser feito de forma excessiva – estar constantemente sob pressão poderá eventualmente trazer os resultados opostos aos que procura. Defina metas realistas mas ao mesmo tempo desafiantes de atingir.

9. Encontre inspiração – Uma vez que você começa a superar o bloqueio de escritor, pode ser útil buscar inspiração no trabalho de outras pessoas ou até mesmo na própria natureza!

Tire algum tempo do seu dia para explorar o que o inspira e use isso como combustível ao tentar ter ideias para o seu próprio blog.

Se você conseguir superar esse obstáculo, aumente gradualmente a quantidade de conteúdo que você escreve todos os dias até finalmente romper o bloqueio e encontrar novas ideias.

Como estar sempre cheio de ideias para escrever em seu blog.

Para variar, não há uma resposta única, uma solução geral, mas sim várias estratégias, onde algumas funcionam com certas pessoas e outras funcionam com outras pessoas.

  1. Escrever sobre tópicos que são próximos ao seu coração – Se você é apaixonado por algo, é provável que outras pessoas também sejam.
  2. Encontrar novas maneiras de contar histórias – A melhor maneira de criar ideias para blogs é fazer um brainstorming com sua equipe ou colegas.
  3. Revisitando tópicos antigos em uma nova luz – Se você está sem ideias, considere revisitar alguns de seus conteúdos antigos em uma nova perspectiva.
  4. Ler diferentes tipos de blogs – Ler os blogs de outras pessoas é uma ótima maneira de expandir seus horizontes e aprender coisas novas.
  5. Colaborar com os outros – Se você é uma pessoa de ideias, as colaborações são a melhor maneira de fazer sua criatividade fluir.
  6. Fazer cursos on-line – Os cursos on-line podem fornecer muitas informações sobre tópicos que podem lhe interessar e ajudar a melhorar suas habilidades de escrita no processo.
  7. Busque as oportunidades que surgem do seu jeito – Às vezes é difícil encontrar tempo para escrever, mas isso não significa que você não pode buscar oportunidades que surgem em seu caminho.
  8. Faça uma pausa – Se todos os itens acima não o estão inspirando o suficiente, às vezes é útil fazer uma pausa na escrita por um tempo.
  9. Identifique seus principais tópicos – Depois de ter uma boa ideia de quais tópicos são importantes para você, comece a fazer um brainstorming de ideias para artigos e postagens que abordem esses tópicos.
  10. Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave – Ao planejar seu conteúdo, é importante incluir palavras-chave para otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa.
  11. Aproveite as redes sociais – As agências de marketing digital estão sempre buscando formas de se conectar com seus clientes e seguidores em diversas redes sociais, então não deixe de usar essas plataformas como parte da sua estratégia de conteúdo!
  12. Escreva com frequência – Não basta ter grandes ideias; você também tem que anotá-los e compartilhá-los com seu público.
  13. Experimente – Se não houver um tópico específico que lhe interesse ou atenda às necessidades do seu público, experimente escrever sobre diferentes tópicos e gêneros.
  14. Seja engenhoso – Quando você está preso por idéias, certifique-se de procurar o conteúdo de outras pessoas e fontes de inspiração.
  15. Escreva por 30 minutos todos os dias – Mesmo que sejam apenas alguns parágrafos, escrever todos os dias irá ajudá-lo a construir um acúmulo de ideias que você pode usar mais tarde.
  16. Pense fora da caixa – Às vezes, a melhor maneira de criar novas ideias de conteúdo é pensar fora da caixa.
  17. Esteja aberto a mudanças – À medida que seu blog cresce e muda, o mesmo acontecerá com suas necessidades de conteúdo.
  18. Mantenha um caderno por perto – Se você tiver dificuldades para vir com ideias, anote uma nota rápida ou frase sobre o tópico que você está pensando e depois volte a ele mais tarde.
  19. Faça um plano – O planejamento é fundamental quando se trata de escrever, e uma das melhores maneiras de planejar é estabelecer metas para si mesmo.

Escreva sobre tópicos relevantes para você e seu público, e você certamente encontrará inspiração no processo.Ao explorar diferentes ângulos e formatos, você certamente manterá seus leitores engajados do início ao fim.Isso pode ajudar a atrair novos leitores e aumentar os níveis de engajamento em seu blog em geral!Isso não apenas ajudará você a aprender a escrever melhor, mas também abrirá novas ideias para você escrever.Trabalhando em conjunto com outras pessoas, você poderá criar ideias mais inovadoras que ajudarão seu negócio a crescer.Confira sites como Udemy e Skillshare para uma variedade de opções de cursos diferentes que podem caber em qualquer orçamento.Se você for abordado por alguém que quer que você escreva para eles, ou se uma oportunidade de blog aparecer em seu feed de mídia social, aproveite!Talvez leia outra coisa para se inspirar, assista a um filme ou programa de TV relacionado ao seu tópico de escolha ou dê um passeio ao ar livre. Apenas certifique-se de que quando você voltar a escrever, é porque você tem algo novo e excitante para compartilhar com seus leitores!Isso ajudará você a ficar por dentro dos eventos atuais, tendências do setor e tópicos populares.É por isso que é útil usar ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google AdWords ou Overture Simplex (anteriormente Google Keyword Tool) para identificar palavras-chave em potencial e seus custos associados.Não há melhor maneira de mostrar aos clientes que você se dedica a eles do que compartilhar regularmente excelentes insights e informações. Compartilhe algumas dicas sobre como usar as mídias sociais na estratégia de conteúdo da sua agência de marketing digital.Se você publicar pelo menos um artigo por semana, seu blog estará atualizado e cheio de novas informações para os leitores toda vez que eles visita. As agências de marketing digital estão sempre procurando novas ideias para inspirar o conteúdo do blog. Por que não compartilhar alguns de seus próximos tópicos de escrita com seus leitores? Você ficará surpreso com quanta exposição isso pode lhe dar e quanto interesse você pode gerar no processo!Isso ajudará você a encontrar o tipo de escrita que funciona melhor para você e seu blog.Google, Twitter, blogs que você segue e até livros podem ajudar a despertar novas ideias quando se trata de escrever.A chave para estar sempre cheio de ideias é manter sua rotina de escrita fresco. Quando você escreve por apenas 30 minutos todos os dias, você poderá criar muito conteúdo excelente que pode ser usado em suas postagens de blog e postagens de mídia social. Você também não precisa seguir o mesmo formato ou estilo ao escrever – experimente diferentes técnicas e ingredientes até encontrar algo que funcione para você. E se houver algum tópico ou ideia em particular que lhe interesse, certifique-se de que eles acabem aparecendo em seus envios diários!Tente fazer um brainstorming com amigos ou colegas, ou até mesmo enfrentar alguns desafios criativos (como escrever uma história ao contrário).Esteja aberto a revisar e revisar seu conteúdo conforme necessário, a fim de mantê-lo relevante e envolvente para seus leitores.Dessa forma, você não perderá o controle de nada importante e poderá passar facilmente para outra ideia quando chegar a hora.O que você espera alcançar escrevendo hoje? Quais tópicos você está interessado em explorar? Ao definir metas específicas, você terá muito mais chances de cumpri-las e produzir conteúdo de qualidade. Por último, mas não menos importante, esteja sempre aberto ao feedback de seus leitores. Se eles tiverem sugestões ou comentários, leve isso em consideração ao escrever artigos futuros.

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